quinta-feira, 30 de maio de 2013

29 de Maio Dia do Geógrafo

Nossa homenagem, em especial, ao reconhecido geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab'Saber, que faleceu em março desse ano.
Aziz publicou cerca de 300 artigos, escreveu oito livros e deu aulas em várias uni...versidades. Considerado como referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas foi um cientista polivalente, laureado com as mais altas honrarias científicas, em arqueologia, geologia e ecologia.
Parabéns a todos os profissionais que se dedicam ao estudo científico da superfície da Terra, com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos!


terça-feira, 28 de maio de 2013

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

EXEMPLO DE PAINEL 

RECICLAGEM COM OS SEGUINTES MATERIAIS: TAMPINHAS DE GARRAFAS, REVISTAS, JORNAL E GARRAFAS PET.  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PAINEL ELABORADO PELOS ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO, 
7ª SÉRIE E 8ª SÉRIE

Em 1972, em Estocolmo, na Suécia, no primeiro encontro mundial sobre Meio Ambiente organizado pela ONU, o 5 de junho foi declarado “Dia Mundial do Meio Ambiente” na mesma data em que se lançou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A partir de então se declarou ao mundo que o Meio Ambiente deve estar no centro das prioridades da humanidade e que o futuro da Terra depende do desenvolvimento de valores e princípios que garantam o equilíbrio ecológico.
Somos todos tripulantes do Planeta Terra. Vivemos e navegamos em uma nave que vagueia pelo espaço em torno do Sol. O que acontecer a UM, ecoa em todos. Temos o mesmo destino COMUM. Essa é a verdadeira ecologia global.
O primeiro passo adiante para o enfrentamento do desequilíbrio ambiental local global é a conscientização. Agindo assim não seremos a última geração do planeta e nem arruinaremos a vida de nossos descendentes. A comunicação qualificada, que esclarece e convoca a participação comunitária nesse debate, é urgente. É hora de atuação. A Natureza é boa, mas não perdoa. Na Ecocidadania do planeta, vale pensar global e agir no seu local. Com energia!
O que você pode fazer?
Pratique os 4 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reeducar. Quanto mais praticar e mais atento você estiver, mais jeitos criativos você vai achar para ajudar a preservar o planeta.  
1. Reduza o consumo.
Pense antes de comprar e racionalize o consumo, recuse embalagens desnecessárias, evite o desperdício, gere menos lixo, escolha produtos mais duráveis. 
Prefira produtos e embalagens que possam ser reciclados. Evite sacos e embalagens de presente metalizadas, entre outros produtos e embalagens que não são recicláveis e demoram muitos anos para se decompor.
Consuma com consciência. Sugerimos alguns critérios para a escolha de produtos e serviços no dia-a-dia.
Eu realmente necessito desse produto?
O produto polui ou agride a natureza, a água, o solo,...?
O produto é produzido com matéria-prima renovável ou reciclada?
O produto e sua embalagem podem ser reciclados ao término da vida útil dele?
A empresa está focada em desenvolver um modelo de negócio sustentável, com responsabilidade social e ambiental?
Consumir produtos e serviços de empresas não preocupadas com a conservação do planeta e que desrespeitam o meio ambiente é como dizer: "Sim, eu concordo com a perpetuação de práticas que agridem o meio ambiente". Ao reduzir seu consumo de produtos deste tipo obrigará tais  empresas a efetuar mudanças em prol do meio ambiente para continuarem no mercado.
Evite o desperdício de papel. Tire cópias e imprima somente o que for realmente necessário. Utilize o papel frente e verso.
Diga NÃO a propaganda inútil. Cancele correspondência inútil e propaganda não solicitada que recebe via correio. Não aceite folhetos de propaganda (ex. propaganda de venda de prédio) distribuídos nos faróis ou portas de estabelecimentos, a menos que sejam do seu interesse.   
Elimine o desperdício de alimentos em casa e em restaurantes.
Recuse sacolas, sacos ou caixas desnecessárias e tenha sempre a mão sacolas retornáveis. 
2. Reutilize o que for possível.
Aumente a vida útil dos materiais, adiando sua reciclagem ou disposição final.
Passe adiante revistas e jornais já lidos
Reaproveite caixas e sacos plásticos para embalar novas compras ou itens. 
 
Doe roupas e objetos que não lhe interessem mais e que ainda tenham utilidade para outras pessoas.
Doe TVs, DVDs, computadores, celulares e outros equipamentos eletroeletrônicos em bom estado para instituições ou outras pessoas, quando trocar o seu por um modelo mais novo.
Reaproveite embalagens dos alimentos feitas de vidro ou plástico. Use o copo de requeijão ou dê para alguém. Use potes de vidro ou plástico  para guardar temperos, mantimentos, etc.
Aproveite os dois lados da folha de papel ao imprimir documentos ou xerocar. Outra opção é usar o verso para rascunho ou bloco de anotação. Se não quiser usar, dê para uma instituição assistencial que use.

Encaminhe bandejas de isopor lavadas para feirantes de frutas ou lojas de produtos orgânicos. A maioria  reutiliza as bandejas para embalar produtos.
3. Recicle
Separe o lixo formado por recicláveis. Ajude a produzir um novo material a partir do material usado, permitindo que o lixo volte ao ciclo produtivo como matéria-prima e economizando recursos naturais.
Devo separar em papel, plástico, metal e vidro?

Depende de onde você vai entregar o material reciclável. Alguns pontos  e empresas recebem todo o material reciclável misturado e outros exigem a separação. Informe-se no local de coleta.
Se for comprar lixeiras separadas para os recicláveis, saiba que, geralmente, a proporção de lixo reciclável de uma casa é de 40% de papel, 40% de plástico, 20% de vidro e metal.
Lave os materiais recicláveis sujos para que realmente possam ser reciclados. Ex.: lata com resto de molho de tomate, plástico com resto de shampoo, etc.   Infelizmente, parte dos postos de coleta não tem estrutura para lavagem dos recicláveis e eles acabam jogando o que está sujo de volta no lixo comum.  
É melhor lavar os recicláveis ou economizar água?
Mesmo se usar água tratada, ainda gasta-se menos água nessa lavagem do que o necessário para fabricar uma embalagem nova, sem reciclagem. Para não gastar mais água tratada nesse processo, junte a água do enxague da louça em uma bacia e a reaproveite para limpar os recicláveis. Saiba mais no item Água.
Não tenho tempo para lavar os recicláveis. É melhor separar recicláveis sujos ou jogá-los no lixo comum?
Se não puder lavá-los, descarte o líquido ou sólido que esteja dentro deles e deixe os recicláveis com o mínimo de resíduos / sujeira possível. Isso ainda é melhor do que deixar que tudo vá direto para o lixo comum.
 
Leve os materias recicláveis ao posto de coleta mais próximo.  
DICA

   
4. Reeduque
Se cada um se esforçar e mudar seus hábitos, estará fazendo a sua parte para preservar o planeta.
Seja um multiplicador. Passe as orientações que aprendeu aqui para amigos, familiares e outras pessoas. Incentive-os a também preservar o planeta. Faça parte dessa corrente para conscientizarmos e estimular a mudança de atitudes junto ao maior número de pessoas possível.
Estimule a mudança de atitudes em seu prédio, escola, trabalho, igreja, clube  e organizações. Saiba se já existe projetos em andamento. Dê sugestões que contribuam para a economia de água, energia e recursos naturais. Fale sobre a importância da implantação da coleta seletiva e outras orientações que ajudem a preservar o planeta. 
Divulgue o site www.abraceoplaneta.com.br para amigos e conhecidos. 
Estes são apenas alguns exemplos de como suas ações podem ajudar a garantir um futuro saudável e seguro para o planeta e para todos que nele habitam.
   
A natureza conta com sua ajuda. Leve essa idéia adiante!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

EMPRESAS MULTINACIONAIS


TRABALHO DE GEOGRAFIA 7ª SÉRIE  ASSUNTO EMPRESAS MULTINACIONAIS.
 EM FORMA DE CARTAZ COM MARGEM, TÍTULO, FIGURA E TEXTO.




Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir de 1945.

O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.

A instalação de uma filial em países em desenvolvimento ocorre, na maioria das vezes, através de beneficios do governo (doação de terreno e isenção de impostos). Nos locais onde ocorre a construção de uma filial há geração de empregos e desenvolvimento industrial. No entanto, os lucros obtidos por essas empresas são destinados à contrução de novas filiais em outros locais, e uma parte vai para a matriz localizada no país de origem.

Empresas Multinacionais
Pode ocorrer a divisão regional do trabalho, onde as empresas multinacionais produzem cada parte de um produto em localidades diferentes, com o objetivo de reduzir custos na produção. Esse fato ocorre conforme a disponibilidade de matéria-prima de cada região.

O processo de globalização contribuiu bastante para a atuação das empresas multinacionais, pois proporcionou condições de telecomuniucação e transporte, elementos essenciais para a atuação dessas empresas em escala mundial.

O termo multinacional está saindo de uso, pois passa a ideia de que uma empresa é composta por várias nações. Sendo substituído pela denominação de empresa transnacional, que refere à atuação de uma empresa em outros países.

Exemplos de empresas multinacionais (transnacionais): Motorola, Nokia, Siemens, Vivo, Sony, Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Peugeot, Petrobras, entre outras.

ROSA DOS VENTOS


TRABALHO DE GEOGRAFIA 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CARTAZ COM DESENHO DA ROSA DOS VENTOS E TEXTO.
 




rosa dos ventos (pré-AO 1990: rosa-dos-ventos) é uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários. A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente um sentido que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
Assim, praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão. Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a 90º: considera-se o norte a 0º; o leste a 90º; o sul a 180º, o oeste a 270º, e novamente o norte a 360º.1
A utilização de rosas-dos-ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação, portanto os quatro pontos cardeais principais são os mais fáceis de ser notados: norte (0º de azimute cartográfico), sul (180º), este ouleste (90º) e oeste (270º). Dependendo do tamanho da bússola pode caber mais quatro pontos que são chamados de pontos colateraisnordeste (45º), sudeste (135º), noroeste (315º) e sudoeste (225º) e se o visor for maior ainda costumam incluir mais oito pontos, chamados pontos subcolateraisnor-nordeste (22,5º), lés-nordeste (67,5º), lés-sudeste (112,5º), su-sudeste (157,5º), su-sudoeste (202,5º), oés-sudoeste (247,5º), oés-noroeste (292,5º) e nor-noroeste (337,5º).

terça-feira, 14 de maio de 2013

Dinâmica das Qualidades

Cada aluno desenha uma pétala da flor e escreve uma qualidade.




              








                                  
                                                           Ideal para início do ano letivo.

O Sistema Solar



  

O Sistema Solar

O sistema solar é um conjunto de planetas, asteróides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.
Os corpos mais importantes do sistema solar são os oito planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas.
O Sistema Solar é constituído pelo conjunto de corpos celestes que orbitam o Sol e que, portanto, estão sob sua influência gravitacional. Dentre esses corpos, os maiores são os planetas, que totalizam oito, seguidos pelos cinco planetas anões, vários satélites naturais e inúmeros outros corpos menores, como asteróides e cometas. As primeiras teorias do movimento dos corpos sugeriam que os planetas e o Sol giravam em torno da Terra, que estava no centro do Universo. Contudo, Copérnico provou que a Terra e todos os demais corpos orbitavam a estrela, criando o modelo heliocêntrico. Desde então, os cientistas buscaram relações numéricas que descrevessem o movimento dos corpos. Por isso foram elaboradas diversas teorias e leis, como as de Kepler e as de Newton. Entretanto, hoje sabe-se que o método mais adequado para descrever o movimento dos corpos em torno do Sol é a Teoria da Relatividade de Einstein.
O Sol é a estrela que se localiza no centro do Sistema Solar. Compreende mais de 99% da massa do sistema, composto principalmente de hidrogênio e hélio, e que gera sua energia a partir da fusão nuclear. Os quatro primeiros planetas são chamados de planetas telúricos por terem sua superfície sólida e rochosa. Destes, a Terra é o maior e o único conhecido que abriga vida. Além da órbita de Marte, existe uma região povoada com diversos corpos menores que formam o Cinturão de Asteroides, onde se encontra o planeta anão Ceres.